top of page
Banner limpo.png

A200
(Intolerâncias Alimentares)

jovem-mulher-que-sofre-de-nausea-na-mesa-de-madeira-dentro-de-casa-concentra-se-na-comida.

O que é o exame A200?

O exame A200 é um teste de detecção dos anticorpos IgG produzidos no sangue do paciente, como resposta ao contato com mais de 200 tipos de alimentos, apontando especificamente qual deles pode estar envolvido na manifestação de intolerância alimentar. 
 

O que são intolerâncias alimentares?

Intolerâncias alimentares são reações inflamatórias provocadas pela incapacidade do organismo de digerir determinados componentes dos alimentos, em geral, proteínas, que acabam se acumulando no sistema digestivo. As intolerâncias alimentares acontecem, geralmente, quando o organismo não é capaz de produzir de forma eficiente as enzimas necessárias à metabolização desses nutrientes. Essa condição pode se manifestar em qualquer momento da vida. 
 

Como funciona o exame A200?

O exame A200 é realizado a partir de amostra de sangue do paciente, que é submetida a análise pelo contato com mais de 200 tipos de proteínas alimentares diferentes, determinando os diferentes graus de reação na produção de anticorpos IgG diante de cada uma delas. A produção de IgG acima do normal indica possível intolerância àquele nutriente. Essa identificação permite o ajuste da dieta, para eliminar inteiramente dela o agente causador da intolerância alimentar.
 

Quem deve fazer o exame A200?

Qualquer pessoa de qualquer idade pode realizar o exame A200, se perceber a ocorrência de sintomas de desconforto digestivo frequente ou crônico.
 

Quais intolerâncias o exame A200 identifica?

O exame A200 analisa mais de 200 tipos de alimentos, entre peixes e mariscos, carnes, legumes, produtos lácteos e ovos, verduras e hortaliças, ervas e especiarias, frutos secos, frutas, cereais e grãos. 
 

Quais os sintomas das intolerâncias alimentares?

A maioria dos sintomas das intolerâncias alimentares são digestivos, como náusea, enjoo, dores e inchaço abdominais, diarreia ou constipação. Eles acontecem entre duas horas e dois dias após a ingestão do alimento e podem vir acompanhados de dores de cabeça, tontura, dores articulares e prostração.
 

Qual o tratamento para intolerância alimentar?

A intolerância alimentar não tem cura, mas tem controle. Ele consiste em eliminar da dieta os alimentos que causam o problema. Em alguns casos, existem enzimas sintéticas que podem ser ingeridas antes de consumir o alimento causador do problema, permitindo sua digestão.

bottom of page