top of page
reacao-alergica-cutanea-nas-costas-da-pessoa_edited.jpg

O que é Patch Test?

O Patch Test, ou Teste de Contato, é um exame destinado a diagnosticar alergias provocadas pelo contato de determinadas substâncias com a pele, que variam imensamente, de certos metais a cosméticos e produtos de limpeza, e mesmo talcos e pomadas infantis. São observadas as reações alérgicas na pele, causadas a partir da produção dos anticorpos IgE.
 

O que são alergias?

Alergia é uma reação exagerada do sistema imune de algumas pessoas a substâncias inofensivas para a maioria, sejam alimentos, produtos químicos, plantas, etc. Essa sensibilidade geralmente é congênita, mas pode se manifestar em qualquer momento da vida, gerando reações que variam a gravidade, de simples irritações de pele ou respiratórias a choque anafilático e parada cardíaca.
 

Como é feito o Patch Test?

Pequenas fitas adesivas contendo doses mínimas das substâncias suspeitas de causar o problema são aplicadas nas costas do paciente, onde permanecem por 48h. Após esse período, o paciente retorna para serem observadas as reações iniciais, e a seguir permanece por mais 48h com os adesivos até a leitura final das reações no laboratório.
 

Como é a reação positiva ao Patch Test?

Podem surgir manifestações moderadas de coceira, vermelhidão, inchaço e pequenas bolhas no local da aplicação do adesivo, o que confirma a sensibilização do paciente à substância aplicada. 
 

Quem pode fazer o Patch Test?

Adultos e crianças podem realizar o Patch Test sob orientação médica, especialmente quando há dúvida sobre quais agentes desencadeiam reações alérgicas como dermatites de contato, dermatite atópica, eczemas, e outras.
 

O Patch Test é perigoso para quem tem alergias graves?

A concentração de substâncias contidas nos adesivos do Patch Test são muito pequenas e a probabilidade de causarem uma irritação sistêmica é muito limitada. No entanto, o exame deve ser rigorosamente acompanhado em todas as suas etapas por um profissional de saúde.
 

Qual o papel do Patch Test nos exames para segurança ocupacional?

O Patch Test pode ser utilizado por empresas para atestar a segurança dos trabalhadores no manuseio ocupacional de produtos químicos ou outras substâncias potencialmente alérgenas.
 

O que fazer quando o Patch Test resulta positivo para determinada alergia?

A primeira medida é evitar todo contato com a substância causadora do problema. O médico irá orientar a linha de tratamento a adotar. Existem tratamentos farmacológicos tanto para aliviar as crises como para, em alguns casos, promover uma dessensibilização ao alérgeno.
 

Qual a diferença entre o Patch Test e o Prick Test?

Ambos são exames não invasivos destinados a identificar com mais precisão os agentes suspeitos de provocar reações alérgicas. Porém, o Patch test é usado para diagnosticar alergias a substâncias que entram em contato com a pele. Já o Prick Test é indicado para diagnosticar alergias a substâncias que penetram no organismo por inalação ou ingestão.

bottom of page